segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Termos de Computador

Boot – vem da palavra bootstraping, ou cordão de sapato. Ela foi inspirada nas histórias fantásticas do Barão de Munchhousen que dizia ser capaz de se elevar do chão puxando pelos cordões da próprias botas. Assim o computador ao ligar se levanta sozinho como se puxasse pelos próprios cordões dos sapatos.
Bug - vem do termo inglês para inseto e identifica uma falha no programa de computador. Erroneamente o termo é creditado à Grace Hopper, uma das pioneiras da computação que encontrou uma mariposa presa em um relé (Veja aqui a imagem do bug). No entanto, a palavra “bug” já era usada para descrever defeitos em sistemas mecânicos que remonta pelo menos aos anos 1870. Thomas Edison foi um que usou o termo em suas anotações.(ref. Wikipédia)
Google – O nome deste gigante da internet nasceu da grafia errada de uma brincadeira geek com a palavra Googol inventada por um matemático para representar um número muito grande (o número 1 seguido de 100 zeros). A ideia era associar o nome à grande quantidade de informações que o sistema iria tratar. Quando notaram o erro o nome já era conhecido e reconhecido pelo mercado e pelos investidores. (ref. Levy, S. In the Plex)
LOG – Em inglês log significa um tronco (de madeira). Como na expressão “To sleep like a log” (dormir como um tronco). Na área naval, usa-se jogar um tronco amarrado a uma corda com nós a partir da popa do navio e contar quantos nós passam pela murada durante um tempo para medir a velocidade do navio. O registro da velocidade passou a se chamar log, assim como o livro onde este registro era mantido. Assim todos os conceitos de registro de desempenho ou progresso de uma tarefa passaram a ser chamados de log : computer log – registros do computador, trip log – registros de viajem, Log in – entrar no registro e Log out – sair do registro.
Oracle – Outras grande empresa de banco de dados cujo nasceu de um projeto de consultoria para o DoD (Departamento de Defesa) norte-americano. O projeto tinha como objetivo desenvolver um software que permitisse responder às perguntas da conjuntura mundial visando prever revoltas e revoluções, usando uma técnica de banco de dados relacional desenvolvida por Edgar Codd, na época pesquisador da IBM.Quando o projeto terminou os fundadores decidiram comercializar o produto que haviam criado como o motor do SGBDR (Sistema Gerenciador de Banco de Dados Relacional), usando o nome do projeto como o nome da nova companhia.
SPAM – O termo spam deriva de um “sketch” do grupo Monty Python, que se passa num café onde tudo no menu inclui a carne enlatada SPAM. Enquanto um cliente reclama com o garçom, exigindo algum tipo de comida que não contenha SPAM, um bando de vikings na mesa ao lado começa a cantar sem parar: “SPAM, SPAM, SPAM, SPAM, SPAM, adorável SPAM, maravilhoso SPAM”. Isso acaba de vez com qualquer possibilidade de conversa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário