segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Conceitos da Informática

O Hardware
Como o hardware é a parte física do computador, então os fios, as placas eletrônicas, o teclado, o mouse, o monitor são exemplos de constituintes do hardware.Um computador atual é desenvolvido com a tecnologia da Eletrônica Digital, que utiliza os dígitos 0 (zero) e 1(um)para estabelecer os estados DESLIGADO e LIGADO da parte eletrônica do hardware. Esses dígitos são denominados de BIT’s. Assim, temos o Bit 0 (zero) e oBit 1(um). Portanto, um computador só entende de zeros e uns. Além disso, um computador pode possuir um ou mais processadores (Circuitos Integrados que possuem várias funções especificas, também denominados MICROPROCESSADORES). Os processadores do final da década de 70 e início da década de 80 processavam informações com até 8 bits de cada vez (eram denominados de computadores de 8 bits).Atualmente, conforme o seu modelo, um computador pode processar de 32 a 64 bits de cada vez.

GABINETE
É a parte mais importante do computador, podemos dizer que o gabinete é o computador propriamente dito.
Dentro dele, há vários componentes que fazem o processamento da informação. Mas atenção, não chame o gabinete de
CPU, pois são coisas diferentes (algumas pessoas, inclusive técnicos costumam chamar o gabinete de CPU porque esta – a
CPU – está dentro do gabinete).
Monitor
É a tela que nos mostra as respostas que o computador nos dá. É um periférico de saída (pois a informação sai do
computador para o usuário).
TECLADO
Conjunto de teclas que permite que operemos o computador através de comandos digitados. É um periférico de entrada.
MOUSE
Através dele, controlamos uma setinha que aponta para os itens na nossa tela. Também é um periférico de entrada.
DENTRO DO GABINETE
São encontrados os componentes que formam o computador propriamente dito, como as memórias, o processador e o disco rígido, todos eles estão direta ou indiretamente ligados à placa mãe.
PLACA MÃE
É uma grande placa de circuitos onde são encaixados os outros componentes, a Placa mãe recebe o processador, as
memórias, os conectores de teclado, mouse e impressora, e muito mais (veja figura abaixo):
MICROPROCESSADOR
É o chip mais importante do computador, cabendo a ele o processamento de todas as informações que passam pelo computador. Ele reconhece quando alguma tecla foi pressionada, quando o mouse foi movido, quando um som está sendo executado e tudo mais… Devido a sua importância, consideramos o processador como o “cérebro do computador” e vamos estudá-lo com mais detalhamento.
MEMÓRIA RAM

É um conjunto de chips que acumulam as informações enquanto estão sendo processadas, é mais ou menos assim: o que estiver sendo apresentado no monitor está armazenado, neste momento, na RAM. Toda e qualquer informação que estiver sendo processada, todo e qualquer programa que esteja sendo executado está na memória RAM. A memória RAM é vendida na forma de pequenas placas chamadas “pentes”.
RAM significa Memória de Acesso Aleatório, ou seja, o computador altera seu conteúdo constantemente, sem permissão da mesma, o que é realmente necessário. Como a memória RAM é alimentada eletricamente, seu conteúdo é esvaziado quando desligamos o computador. Sem chance de recuperação, ou seja, é um conteúdo volátil.
MEMÓRIA CACHE
É uma memória que está entre o processador e a RAM, para fazer com que o acesso à RAM seja mais veloz. A Memória Cache normalmente é formada por circuitos dentro do processador, para que sua velocidade seja ainda maior. Uma vez acessada uma informação, ela não precisará ser acessada mais uma vez na RAM, o computador vai buscá-la na Cache, pois já estará lá.
DISCO RÍGIDO
Winchester ou HD, é um dispositivo de armazenamento magnético na forma de discos sobrepostos. É no Disco Rígido que as informações são gravadas de forma permanente, para que possamos acessá-las posteriormente. As informações gravadas nos discos rígidos (ou nos disquetes) são chamadas arqu i vo s.
BARRAMENTO
Também conhecido como BUS é o nome dado ao conjunto de vias que fazem a informação viajar dentro do computador. O BUS liga o processador aos periféricos e às placas externas que se encaixam na placa mãe.
SLOTS
São “fendas” na placa mãe que permitem o encaixe de outras placas, como as de vídeo, som, rede, etc.
CPU E PERIFÉRICOS
Didaticamente, podemos definir os componentes físicos do computador como divididos em duas categorias: A CPU (Unidade Central de Processamento) e os PERIFÉRICOS.
Muitos usuários erroneamente chamam o gabinete de CPU, mas o correto é dizer que a CPU está dentro do gabinete, mais precisamente, DENTRO DO PROCESSADOR. ACPU é uma unidade de controle central de todos os processos do computador, e está localizada dentro do microprocessador. Tudo o mais que não for CPU, é considerado periférico (“o que
está na PERIFERIA”, ao redor, ajudando a CPU a funcionar).
PERIFÉRICOS DE ENTRADA
São aqueles que fazem a informação entrar na CPU, ou seja, tem “mão única” do usuário para a CPU.
Ex:Teclado, Mouse, Câmera, Microfone, Scanner, etc.
PERIFÉRICOS DE SAÍDA
São os dispositivos que permitem que a informação saia da CPU para o usuário.
Ex: Monitor, impressora, Caixas de Som, Plotter, Data Show (Projetor), entre outros.
PERIFÉRICOS MISTOS (Entrada e Saída)
São periféricos de “mão dupla”, ora a informação entra na CPU, ora ela sai.
Ex: Disquete, Disco Rígido, Modem, Placa de Rede, e as Memórias (RAM e CACHE). Nestes dispositivos, a CPU tem o direito
de LER (entrada) e G R AV AR (saída).
Para explicar outros periféricos, acompanhe a listagem abaixo:
MODEM
É um periférico que permite a conexão com outro computador através de uma Rede Dial-up (conexão telefônica) para,
por exemplo, permitir o acesso à Internet.
SCANNER
Periférico que captura imagens e as coloca na tela, é assim que colocamos as fotos para serem alteradas no
computador.
PLOTTER
Impressora de grade porte, que serve para imprimir plantas baixas em projetos de engenharia e arquitetura.
PLACA DE REDE
Permite que o computador se conecte a uma rede local (LAN) através de cabos específicos, chamados cabos de rede.
PLACA DE SOM
Permite que o computador emita som estéreo pelas caixinhas de som.
PLACA DE VÍDEO
Realiza a comunicação entre processador e monitor, sem esse periférico, o computador não conseguiria desenhar na tela do monitor, ou seja, não seria possível trabalhar.
Atualmente, os micros vendidos nas maiorias das lojas do país apresentam todos os periféricos básicos já inseridos na Placa Mãe, são os chamados Micros com “Tudo ON BOARD”, ou seja: Placa de Som, Placa de Rede, Placa de Vídeo, Fax/Modem vêm todos já dentro da placa mãe.
Esses micros são fáceis de instalar e mais baratos, mas a qualidade dos
produtos colocados nas placas mãe deve ser bem escolhida pelos que fabricam e comercializam os produtos. Além do mais, essas placas normalmente vêm de fábrica com poucos Slots (lacunas para encaixar outras placas), o que limita muito as possibilidades de Up g rad e (melhoria no computador, como aumento de recursos, velocidade, etc…).

Nenhum comentário:

Postar um comentário